Você está em Metalúrgica Turbina

Aguarde enquanto a página é carregada

METALÚRGICA TURBINA: 45 ANOS DE TRADIÇÃO, ALIADOS À INOVAÇÃO

METALÚRGICA TURBINA: 45 ANOS DE TRADIÇÃO, ALIADOS À INOVAÇÃO

Empreendedorismo, inovação e garra. Nascida na cidade de Gaspar, região do Vale Europeu em Santa Catarina, a Metalúrgica Turbina tornou-se referência de inovação em soluções para a indústria de transformação madeireira. Agora, o desafio é adequar estas inovações as novas demandas do mercado

Suas atividades começaram exatamente há 45 anos. Em 27 de abril, ainda sob o governo do então presidente do Brasil, Emílio Garrastazu Médici, que ficou conhecido como o período em que se registraram os maiores índices de desenvolvimento e crescimento econômico do País, foi dado o start da produção da empresa.

Nestas mais de quatro décadas, foram enfrentadas muitas crises econômicas também, mas a determinação e desempenho das mãos fortes dos administradores por inovar buscaram-se produtos para o setor madeireiro, mantendo a “Turbina” sempre à frente do seu tempo.

Com o aumento da população mundial, grandes empresas tornaram-se players para atender a demanda. Com uma gama gigantesca de produtos derivados da madeira atualmente, este setor continua sendo um dos mais promissores de qualquer PIB. Assim, acompanhando o mercado mundial, rompem-se as fronteiras brasileiras e inicia-se nos anos 70, às ações de venda de equipamentos em outros países sul americanos: Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru entre outros. Países do continente africano também tornara-se destino destes robustos equipamentos.

As demandas instaladas no cotidiano fabril, pesquisas, testes e processos, apontaram soluções de corte da madeira, aproveitamento, rendimento e otimização do tempo, que transformaram a visão de empresários que antes acreditavam que na indústria da madeira ainda não havia tecnologia e inteligência de produção.

As inovações possibilitaram novos processos de corte e layouts que trazem melhor rendimento e aproveitamento – melhor relação custo e benefício, com aumento considerável da produção e queda nos custos.

Um bom exemplo citado, é o Carro Transportador Pneumático Inclinado com virador de toras: É a inovação apresentada recentemente que traz mais agilidade para segurar as toras e realizar o giro. Tendo ganho de tempo e qualidade da madeira serrada.

Marca consolidada, fabrica equipamentos duráveis. São projetos com classificação para pátio de tora, fazendo o corte no comprimento e classificando em box, que otimizam a linha de produção das serrarias - classificando a madeira e gradeando para secagem em estufa ou ao tempo. Toda madeira em pacotes, que será classificada, pode ser feita com uma linha completa ou parcial, conforme necessidade. Sendo o desgradeador das tábuas, para classificar e posteriormente destopar ou gradear novamente. Além de desenvolver projetos especiais para trabalhar espécies como o pinus, eucalipto, teca e madeiras tropicais, o portfólio confere:

  • Serra-fita geminada
  • Tandem (com sistema de carro transportador inclinado com virador de toras)
  • Sistemas de classificação com desgradeador e Gradeador
  • Automação
  • Finger Joint



“Temos clientes que adquiriram nossos equipamentos há mais de 40 anos e os mantém em funcionamento e em plena capacidade produtiva.”, explica Sigmar Sá – Diretor Executivo da Metalúrgica Turbina.

Com o déficit habitacional no Brasil; o aumento da população mundial, novas frentes de negócios e pesquisas que envolvem a madeira e seus derivados, a empresa estuda projetos e expansão nacional e internacional.

Os interesses da cadeia produtiva da madeira devem ser atendidos: equipamentos inteligentes com layouts conectados, que diminuem os custos e oferecem excelente qualidade de corte e aproveitamento já fazem parte dos desejos de consumo dos empresários, e nisto a Metalúrgica Turbina é especialista. Ainda há muito para crescer.

A Metalúrgica Turbina é uma das mais importantes empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para madeira. Atende grandes, médias e pequenas empresas conforme a expectativa de produção e demanda mercadológica. Acredita na recuperação da economia brasileira, e na força do trabalho. Posiciona-se como uma das poucas empresas tradicionais que resistiu às intempéries políticas e econômicas nacionais e internacionais, fiel aos seus valores e objetivos. Metalúrgica Turbina, uma brasileira, ganhando o mundo – escolhida entre as melhores fornecedoras de equipamentos do setor.